O cálculo de férias é um procedimento importante para os trabalhadores que desejam saber quanto irão receber durante o período de descanso remunerado. Neste artigo, vamos explicar como é feito o cálculo de férias e quais os principais elementos que devem ser considerados.

Quais são os principais elementos do cálculo de férias?

No cálculo de férias, existem alguns elementos essenciais que devem ser levados em consideração para determinar o valor que o trabalhador irá receber durante seu período de descanso remunerado. Esses elementos são:

  • Salário
  • Adicional de um terço
  • Horas extras
  • Comissões e gratificações
  • Abonos

O salário e o adicional de um terço

O salário é a base para o cálculo de férias. Para encontrar o valor diário das férias, é necessário dividir o salário mensal por 30. Em seguida, é preciso multiplicar o valor diário por 30 para encontrar o valor total das férias.

Além disso, é importante destacar que o trabalhador tem direito a um adicional de um terço sobre o valor das férias. Esse adicional é calculado multiplicando o valor total das férias por 1/3.

Horas extras, comissões e gratificações

Se o trabalhador recebe horas extras, comissões ou gratificações, esses valores também devem ser incluídos no cálculo de férias. Para isso, é necessário fazer uma média dos valores recebidos nos últimos 12 meses e somar ao valor total das férias.

Abonos

Os abonos são benefícios adicionais que podem ser pagos pelo empregador. Esses abonos também devem ser considerados no cálculo de férias e devem ser somados ao valor total.

Como é feito o cálculo de férias proporcionais?

Além do cálculo de férias comuns, existe também o cálculo de férias proporcionais 2024. Esse tipo de cálculo é utilizado quando o trabalhador não completa um ano de trabalho antes do período de férias.

No cálculo de férias proporcionais, é necessário levar em consideração o tempo de serviço do trabalhador. Para cada mês trabalhado, o trabalhador tem direito a 1/12 de férias. Por exemplo, se o trabalhador trabalhou por 6 meses, ele terá direito a 6/12 do valor total das férias.

O cálculo de férias é um processo importante para determinar o valor que o trabalhador irá receber durante seu período de descanso remunerado. É essencial levar em consideração elementos como o salário, o adicional de um terço, as horas extras, comissões e gratificações, além dos abonos. No caso das férias proporcionais, também é necessário considerar o tempo de serviço do trabalhador. Utilizar calculadoras online pode facilitar o processo de cálculo e garantir que o valor seja calculado corretamente.


A nossa missão é indicar para você caminhos, até as melhores oportunidades, como a chance de ser um Jovem Aprendiz Itaú 2024. Gostamos de incentivar sonhos, de ver nascer profissionais que iram atuar em suas áreas, sempre com muito entusiasmo e dedicação, e a instituição Itaú compartilha esses sentimentos com a gente, por esse motivo não deixe passar a oportunidade de ser o próximo no programa de Jovem Aprendiz Itaú 2024.

Esse é o blog que vai te ensinar como conseguir uma vaga nesta instituição tão reconhecida através do Jovem Aprendiz, apesar de não temos vínculo com essa instituição financeira, seremos a ferramenta que você precisa para saber tudo sobre o banco, seus processos seletivos, as vagas disponibilizadas e como ter uma carreira de sucesso aqui dentro.

Você conhecerá as formas de enviar o seu currículo para o Itaú, seja para vagas de estágio, jovem aprendiz ou como profissional.

Você mostrou interesse em fazer parte da equipe do Itaú, mas, você conhece essa instituição?

Veja alguns detalhes da história do banco feito para você.

Itaú

Quando você começa a entrar na história do Itaú, fica ainda mais feliz de saber que ele é um banco brasileiro, sim, o banco nacional foi fundado em São Paulo no ano de 1945, é uma das instituições bancarias mais respeitadas do mundo.

O Itaú Unibanco S.A é mais do que uma instituição que cuida do seu dinheiro, o banco está envolvido em diversas ações para promover a cultura e a educação em nosso país. Grande parte dos projetos é anunciado nos meios de comunicação, através de canais nas redes sociais como o Facebook, Youtube e Twitter, prova deste sucesso são os números divulgados pelo próprio banco.

  • No Facebook são 6,6 milhões de fãs;
  • No Twitter são mais de 600 mil seguidores;
  • No Youtube o seu canal teve mais de 85,6 milhões de visualizações, e tudo isso até o ano de 2012.

Sucesso que é refletido pelos mais de 94,9 mil colaboradores da empresa.

Poderíamos ficar ainda mais tempo aqui, falando apenas dos benefícios que o Itaú proporciona aos brasileiros, mas nós temos certeza de que você aprenderá de perto, através do programa Jovem Aprendiz Itaú 2024.

Jovem Aprendiz Itaú 2024

Com tanta gente tendo orgulho de ser apenas cliente deste banco, imagine quantas pessoas não gostariam de fazer parte desta história? Por esse motivo o Itaú precisa ser bem seletivo, e assim como outras instituições financeiras de grande porte, obedece a lei aprovada em 2000 chamada Lei da Aprendizagem.

Para ser o novo jovem aprendiz Itaú 2024 é preciso ter alguns dos valores que o banco adota, como o respeito as diferenças, acreditar que a cultura, a educação e o esporte podem transformar uma realidade e trabalhar para que o cliente tenha um atendimento cada vez melhor.

Antes de se inscrever será preciso obedecer a alguns requisitos de seleção e também conhecer os benefícios que o programa oferece.

Quais são os requisitos mínimos para participar do programa

A instituição dá todo o suporte para o seu crescimento profissional a partir de cargos menores até o auge da carreira, mas para isso é bom começar cedo. Abaixo você terá os pré-requisitos para realizar o cadastro no programa.

  • Os jovens candidatos precisam ter entre 16 e 22 anos;
  • Cursando as séries do Ensino Médio ou ter finalizado os estudos até o último ano do Ensino Médio;
  • E mais uma vez visando a inclusão social, os alunos que pertencerem a escolas públicas terão preferência.

Você está enquadrado nos pré-requisitos? Se sim, parabéns e continue para saber onde se inscrever. Mas se não continue também, aqui você saberá mais oportunidades.

Tem vaga para mim no Jovem Aprendiz Itaú 2024?

Como dissemos anteriormente, tem espaço para todo tipo de profissional aqui no Itaú. Se você se relaciona bem com as pessoas e se identifica com a ideologia da marca esse é um lugar cheio de oportunidades. Confira algumas das funções que você poderá desempenhar.

  • Atendimento ao público;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Assistente de TI;
  • Auxiliar no atendimento financeiro;
  • Dentre outras funções.
  • Não é por menos que já são mais de 7 mil aprendizes nos números do Itaú.

Conheça os benefícios

O Itaú é uma marca que merece todo o nosso agradecimento, inclusive nos benefícios para os jovens funcionários. Veja ao que o aprovado terá direito.

  • Bolsa- auxilio diferenciada;
  • Vale-transporte sem qualquer desconto;
  • Vale – refeição;
  • Assistência médica e odontológica;
  • Seguro de vida.

O Itaú esta sempre valorizando os seus funcionários, inclusive as chances de contratação são maiores após participar do programa.

Faça sua inscrição no Jovem Aprendiz

Veja agora como participar dos processos seletivos e ter a chance de trabalhar no banco Itaú.

  1. Acesse o endereço www.itau.com.br e procure por “Trabalhe no Itaú”. Geralmente está no rodapé da página;
  2. Depois de encontrar e clicar, você será redirecionado a página dos programas de vagas. Clique em “Diversidade”;
  3. Agora “Veja mais sobre o programa” na parte do Programa Aprendiz;
  4. Após ler com atenção clique em “Inscreva-se”;
  5. Você será redirecionado à página do Vagas.com. Se você já tem cadastro clique em “candidatura” e confirme, se ainda não tem cadastro clique em “candidatura” e depois selecione a opção para cadastrar novo currículo. Após preenche o formulário volte à página e se candidate.

Depois dos 5 passos mostrados você passa a concorrer aos processos seletivos e será avisado através de um e-mail se o seu currículo foi selecionado para as próximas fases ou não.

Boa sorte e continue por aqui, tem muito mais dicas!


Os anos, estudantes de todo o Brasil que estão concluindo ou já concluíram o seu ensino médio, se preparam para o Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio). Este exame se trata de uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) que tem o principal objetivo de analisar os conhecimentos e as habilidades destes estudantes.

Neste artigo falaremos a respeito das provas que são abordadas especialmente para o Enem e daremos também importantes dicas de como estar se preparando para obter uma boa pontuação no mesmo. Portanto, continue a leitura abaixo para entender ainda mais informações.

Prova do Enem

Este é exame é constituído por quatro provas envolvendo questões de múltipla escolha, cada uma delas com 45 questões, além de uma redação. Acompanhe logo abaixo quais as competências exigidas em cada disciplina:

  • Prova de Códigos e suas Tecnologias: Nesta prova é necessário que os candidatos tenham conhecimento em língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da Comunicação e Informação;
  • Prova de Matemática e suas Tecnologias: Esta abordará questões somente de Matemática, portanto o candidato deve se focar nos assuntos de Geometria e Álgebra;
  • Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias: Serão abordadas nesta prova questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Já nesta prova as questões aplicadas serão das disciplinas de Química, Física e Biologia.

É indispensável que os candidatos se preparem bastante para este exame pois serão muitas pessoas disputando para garantir a sua tão sonhada vaga em uma Universidade de Ensino Superior. Vale a pena também acessar o site do Inep para se informar onde será o Local de Prova e consultar também quando abrirá o período das inscrições Enem.

Acompanhe no tópico abaixo algumas importantes dicas de como estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio para que assim você possa obter uma boa pontuação no mesmo.

Como estudar para o Enem

São muitos os alunos que recorrem à internet quando o assunto é Enem, por isto, o tópico abaixo será perfeito para esclarecer todos os seus tipos de dúvidas a respeito de como alcançar um bom desempenho.

Seguindo estas instruções, as suas chances de ser aprovado em uma boa Universidade de Ensino superior serão muito maiores, portanto não deixe de estar seguindo este guia que separamos para os interessados no Exame.

É muito importante que os estudantes comecem os seus estudos para a prova do Enem o quanto antes, pois deste modo as chances de conseguir uma boa nota são sempre maiores. Além disso, a concorrência para este Exame será muito grande, portanto acompanhe agora as dicas que separamos para você.

  • Leia bastante livros, pois a leitura é essencial para enriquecer o vocabulário, além de ajudar na interpretação de questões envolvendo problemas matemáticos;
  • Praticar muito a escrita, pois é muito importante ter uma letra legível no momento da correção da redação. Caligrafia também conta como critério de pontuação;
  • Revisar todos os assuntos que foram estudados na sua época de escolar, principalmente os do Ensino Médio, pois estes conhecimentos serão indispensáveis no momento de resolver as questões;
  • Acompanhar os assuntos que estão sendo destaque no Brasil, pois geralmente estes podem ser possível temas da Redação. Deste modo você já estará melhor preparado para discorrer um bom texto.

Agora que você pôde acompanhar estas importantes dicas a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, não deixe de estar consultando onde será o local de prova Enem para não perder esta grande chance de conseguir uma boa bolsa de estudos. Em caso de maiores dúvidas, deixe um comentário logo abaixo para que passamos estar ajudando.


A educação se divide em algumas etapas, sendo necessário começar pela educação básica. E é justamente nesta etapa que o país se encontra com mais dificuldades para progredir. De acordo com o IBGE, o país possui cerca de 11,5 milhões de analfabetos e esse número é muito significativo para o nosso desenvolvimento. Entenda a notícia lendo o texto a seguir:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável por gerar diversos dados importantes para o país e um deles indicou um índice significativo de brasileiros analfabetos.

De acordo com os índices registrados historicamente, sempre existiu um percentual grande de pessoas que não haviam sido alfabetizadas ou que não haviam concluído a educação básica, que se divide em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Na maioria das vezes, esse percentual representava uma parte da população que já possuía uma idade avançada e teve os estudos interrompidos anteriormente. O que realmente assustou acerca dessa notícia, foi a variedade de faixa etária para esse percentual não alfabetizado.

Os dados do IBGE indicam que grande parte desses cidadãos que não sabem ler ou escrever tem cerca de 15 anos, o que pode estar afetando muito o cenário educacional e profissional do país a longo prazo.

O Governo havia proposta uma meta educacional que visava erradicar o analfabetismo no país até 2024, o que se torna totalmente inviável após o lançamento dos dados acima.

Qual a proposta do Governo para reverter o percentual de analfabetismo no país?

Após descobrir esse número tão insatisfatório, o brasileiro passou a exigir um posicionamento do Governo para modificar essa situação, mas até agora as propostas continuam sendo os programas educacionais já existentes.

Um deles é o Encceja, que promove a certificação do ensino fundamental e médio a partir de uma única avaliação. As inscrições Encceja 2024 são gratuitas e espera-se que mais pessoas possam participar da prova.

Para realizar a prova do ensino fundamental, é necessário que o jovem tenha ao menos 15 anos completos até o dia da avaliação. Enquanto isso, o candidato que irá participar da prova para ensino médio, precisa ter ao menos 18 anos completos até a realização do Encceja.

Uma outra opção é o programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), que permite a conclusão do ensino básico em menos tempo em instituições públicas de ensino.

O sistema educacional se assemelha ao tradicional, possuindo aulas regulares no período da noite, assim como entrega de trabalhos e realização de provas.


Todos os candidatos que foram inscritos no programa devem ficar atentos ao resultado PROUNI 2023. O site da entidade conta com um guia de consulta online para facilitar a vida dos candidatos. Para saber como funciona o portal e descobrir o resultado PROUNI 2023, confira a matéria abaixo.

Não perca a sua chamada, dia das inscrições e lista de aprovados PROUNI 2023. Siga as recomendações do artigo e saiba como se atualizar em relação às provas.

Como funciona o PROUNI 

O resultado PROUNI, segundo o site do órgão, relaciona-se a um programa do Ministério da Educação que foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior, para cursos de graduação.

O PROUNI 2023 oferece para os candidatos:

  • Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

O PROUNI já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas do PROUNI integrais.


Quem pode conferir o resultado PROUNI 

Para concorrer a qualquer bolsa de estudo e conferir as datas PROUNI 2023, o candidato precisa cumprir alguns requisitos básicos.

Entre as exigências, confira a lista abaixo quem pode participar:

  • Ter cursado o ensino médio numa instituição da rede pública;

Resultado PROUNI 

O resultado das inscrições PROUNI 2023 é disponibilizado na página eletrônica do MEC na internet, pelo telefone 0800.616161 e também pelas instituições participantes do Programa.

✓ Conheça os novos cursos PROUNI 2023

É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observarem o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

O resultado do PROUNI 2023 é sempre realizado de acordo com o cronograma divulgado pelo programa ou instituição parceira.

Para este ano, de acordo com o calendário PROUNI 2023, a divulgação dos resultados para a primeira chamada ocorre no dia 2 de Julho. Os resultados, porém, serão divulgados apenas dia 16 de julho.

Para acessar o resultado PROUNI do ano atual, siga o tutorial abaixo:

  • Acesse o portal MEC.

Através do cadastro no programa, você poderá ficar atento a todas as notícias e resultado PROUNI.

Se o candidato quiser, ainda poderá se beneficiar de outra tecnologia PROUNI 2023: o aplicativo do Programa Universidade para Todos. Através do aplicativo, o candidato poderá ter acesso ao resultado PROUNI 2023.

Siga o tutorial abaixo para instalar o aplicativo:

  • Vá até a loja de aplicativos de seu aparelho eletrônico;
  • Procure por “PROUNI”;
  • Clique na primeira opção;
  • Instale o programa e fique atento aos resultado PROUNI do ano em vigor.

Talvez você ainda tenha alguma dúvida referente ao resultado PROUNI 2023. Se esse for o caso, poderá acessar os canais de comunicação do programa.


Contato PROUNI

Você poderá obter informações e tirar suas dúvidas sobre o resultado PROUNI 2023 através do telefone:

  • Telefone: 0800 616161
  • Informações ao candidato: clique aqui

Qualquer atualização referente ao resultado PROUNI informaremos aqui no site.


Olá, bem-vindo ao nosso site! Aqui você irá encontrar diversas informações a respeito do Detran Rio de Janeiro. Navegando pelo nosso conteúdo o usuário aprenderá como fazer a consulta de suas multas de trânsito, como paga-las, além de ter acesso a informações sobre o Licenciamento RJ, calendário de valor do IPVA RJ e além de diversos outros tipos de informações.

O www.detran.rj.gov.br conta com um ótimo conteúdo evolvendo artigos bastante informativos, que tem como objetivo principal oferecer sempre as melhores e mais completas informações para todos que o acessam esclareçam suas dúvidas. Vale lembrar que o usuário, além de consultar a tabela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), também aprenderá como efetuar o pagamento da mesma.

DPVAT

Além do IPVA, existe também o licenciamento, que se trata de um procedimento obrigatório e acontece de ano em ano que tem a função de autorizar que o veículo circule pelas vias do estado, alegando que o automóvel atende a todas as regras de segurança relacionadas ao setor automotivo. Tire agora suas dúvidas referentes ao Detran RJ, leia atentamente nossos artigos!

DETRAN RJ

Detran RJ – O Departamento Estadual de Trânsito do estado de Rio de Janeiro tem investido bastante do atendimento eletrônico para poder facilitar a vida de todos os cidadãos que utilizam do serviço e também dos servidores públicos.

Hoje é possível encontrar vários recursos disponíveis no site Detran Rio de Janeiro e que ajudam a resolvermos as pendências do dia a dia. Os cidadãos devem entrar no site desse órgão público para consultar os recursos disponíveis online antes de procurar o atendimento presencial, economizando tempo e tornando mais seguro.

Alguns recursos ainda não estão disponíveis na internet, mas o Detran está trabalhando para trazer o maior número possível de recursos para facilitar a vida das pessoas. Aqui iremos apresentar alguns recursos disponíveis para que as pessoas tenham conhecimento.

É sempre bom entrar no site para conferir o que podemos consultar, existem muitos cidadãos que ainda procuram os atendimentos presenciais para poder resolver pendências que poderiam ser resolvidas através da internet. Leia o texto abaixo e confira um pouco mais a respeito do Detran e seus serviços e a respeito sobre os recursos online já disponíveis oferecidos pelo Detran RJ.


Veja neste artigo, o passo a passo para realizar modificações cadastrais no Enem 2023:

Para garantir o acesso ao sistema de acompanhamento de inscrição, acompanhar o desempenho, ver as notas e verificar o boletim individual, é fundamental que os dados do candidato estejam atualizados. Esses dados podem ser alterados a qualquer momento, basta acessar o sistema de inscrição. O primeiro passo para fazer qualquer alteração é acessar o sistema de inscrições do Enem 2023, no portal oficial do Exame, onde é possível perceber que as telas são bem simples e contém instruções para que o candidato consiga fazer qualquer alteração de maneira fácil.

Veja quais são os dados que podem ser alterados

  • Data de nascimento;
  • Dados pessoais;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Local de realização da prova;
  • Opção de prova de língua estrangeira;
  • Portador de deficiência;
  • Necessidade de atendimento específico;

Confira outras informações sobre a prova do Enem aqui.


Um questionamento que, com certeza, assombra milhões de jovens em todo o país, é o seguinte: “Como passar no Enem?” O Exame Nacional do Ensino Médio é sinônimo de pesadelos e muita apreensão, principalmente para aqueles que são marinheiros de primeira viagem. Se você quer descobrir como passar no Enem, continue conosco!

Como passar no Enem?

Lucas Marques hoje é estudante de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais, mas ele já foi um dos assombrados pelo fantasma do Enem. Assim como você, caro leitor, o Lucas também já passou noites em claro estudando muito para realizar a prova do Enem e ser aprovado. No entanto, ele também encontrou dificuldades e “bombou” algumas vezes.

Depois dessas experiências ruins, o Lucas percebeu que poderia mudar o rumo de sua vida e descobriu um método infalível de estudar para o Enem. Após ter sucesso, ele resolveu dividir suas experiências e seus conhecimentos com os outros estudantes que também sofriam com isso e criou um curso online que ensina como passar no Enem, o “Segredos do Enem”.

Você, chegando agora, pode até estranhar. Afinal, será que existe uma fórmula mágica de como passar no Enem? Na verdade, não existe. O que o Lucas ensina no seu curso é um método de estudos muito eficaz e não uma receita milagrosa. Isso significa que você precisará se esforçar e fazer a sua parte para ser aprovado no Enem, assim como o Lucas fez.

O Lucas tornou-se um dos maiores especialistas em memorização acelerada no Brasil e através de seu curso ele ensina como passar no Enem e acertar todo o Gabarito ENEM 2022. Você aprenderá a absorver muito mais conteúdo em menos tempo e, com isso, seus estudos serão mais fáceis e suas chances de passar no Enem serão enormes.

Tenha a certeza: o curso Segredos do Enem é tudo aquilo que você sempre precisou para poder passar com louvor no vestibular. Está pronto para mudar o seu futuro?

O curso realmente funciona?

O curso Segredos do Enem é vendido pela plataforma Hotmart e até o momento já ajudou mais de 2 mil alunos a passarem no Enem. Os depoimentos dos alunos de Lucas comprovam que o curso é realmente confiável e funciona de verdade.

O que eu vou aprender no curso?

Como o Lucas é um especialista em memorização acelerada, você aprenderá a absorver o conteúdo estudado com muito mais rapidez e precisão. Porém, não é só isso. Você também aprenderá a triplicar sua concentração na hora de estudar e como minimizar erros de foco e estudo que acabam atrapalhando seu desempenho na hora da prova.

Se você não sabia como passar no Enem, agora você já sabe! Junte-se a mais de 2 mil alunos satisfeitos e mude o seu futuro também. O investimento que você fará para adquirir o curso será mínimo perto do que você conquistará. Não deixe essa oportunidade para trás: adquira o curso Segredos do Enem hoje mesmo!


O Cartão Cidadão é um cartão magnético muito útil que agiliza diversos recebimentos aos quais os brasileiros têm direito. Se você quer aprender como receber PIS 2022 com o Cartão Cidadão, está no lugar certo! Hoje, vamos explicar para você como funciona esse benefício e quem pode recebê-lo. Você também saberá como receber PIS 2022 com o Cartão Cidadão. Continue conosco!

Como Receber PIS 2022 com o Cartão Cidadão: o que é esse Cartão?

O Cartão Cidadão é um cartão de crédito ou de identificação? Não.

O Cartão Cidadão é um cartão magnético de uso pessoal e totalmente intransferível que serve para que diversos cidadãos brasileiros tenham acesso a benefícios sociais e trabalhistas. Alguns exemplos são: seguro-desemprego, FGTS e o próprio abono salarial do PIS. Você confere detalhes sobre os seus direitos na página Calendário PIS 2022.

Esse cartão é emitido pela Caixa Econômica Federal e serve para facilitar e automatizar os pagamentos de benefícios sociais realizados pelo governo federal.

Você pode utilizar o cartão em qualquer canal de atendimento autorizado pela Caixa Econômica Federal. Esses canais estão presentes em todos os municípios, o que significa que você pode sacar seus benefícios onde estiverem.

Como Receber PIS 2022 com o Cartão Cidadão: quem pode e como solicitar o cartão?

Quem pode solicitar

Quem tem direito ao PIS 2022 e a solicitar o Cartão Cidadão a todos aqueles que possuem rendimentos do PIS, abono salarial ou FGTS provisionado. Aqueles que estão recebendo parcelas do seguro-desemprego também podem solicitar o cartão.

Os brasileiros que não possuem nenhum benefício a receber não podem solicitar o Cartão Cidadão.

Como solicitar

Se você se encaixa no grupo que tem direito ao cartão, pode solicitá-lo pessoalmente em qualquer agência da Caixa ou mesmo através do telefone 0800 726 0207. A ligação é gratuita.

Em qualquer caso, você deve ter em mãos o número do seu NIS para agilizar o atendimento.

Como Receber PIS 2022 com o Cartão Cidadão: quem tem direito ao PIS?

Antes de aprender como receber PIS 2022 com o Cartão Cidadão, é imprescindível que você saiba se tem direito ao benefício para não perder a viagem.

Veja, a seguir, quem tem direito ao abono salarial do PIS 2022:

  • É necessário ter cadastro PIS (Programa de Integração Social) há 5 anos (no mínimo)
  • A remuneração mensal média no ano-base (no caso, 2015) deve ter sido de até 2 salários-mínimos
  • É preciso ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base
  • Os dados do trabalhador devem ter sido corretamente informados pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)
  • Se você preencher todos esses requisitos, tem direito a sacar o abono salarial do PIS em 2022. O valor equivale a um salário mínimo vigente.

Como Receber PIS 2022 com o Cartão Cidadão

Chegou a hora de você aprender como receber PIS 2022 com o Cartão Cidadão!

O procedimento é extremamente simples. Acompanhe:

Consulte o calendário de pagamento – ele é disponibilizado no site da Caixa e também nas agências.

Após consultar o calendário e saber em qual data você pode receber, tenha em mãos seu Cartão Cidadão e dirija-se a uma agência da Caixa ou até uma Lotérica.

Agora é só sacar o seu benefício utilizando o seu cartão! Você deverá digitar a senha que cadastrou quando recebeu o cartão e logo em seguida terá seu dinheiro em mãos.

Lembre-se: se você for até uma agência da Caixa, pode sacar com o Cartão Cidadão utilizando os caixas eletrônicos (aqueles que ficam do lado de fora), evitando filas e perda de tempo.


O SENAI está com uma oportunidade para os Jovens que desejam iniciar no mercado de trabalho. Através do Jovem Aprendiz SENAI 2022 é possível começar a sua carreira profissional. Com o programa o interessado pode ter experiência. Para saber como se inscrever no Jovem Aprendiz SENAI 2022 confira o artigo.

Jovem Aprendiz SENAI 2022

O programa Jovem Aprendiz tem como objetivo qualificar os jovens aprendizes para atuar em grandes empresas. Deste modo, a instituição apresenta atividades teóricas e práticas em um ambiente de trabalho.

Para participação é necessário que ocorra a contratação do jovem pela empresa, mas é preciso que o mesmo apresente matrícula em curso de aprendizagem do SENAI.

O projeto tem qualificado mais de 20 mil jovens e como consequência eles acabaram sendo contratados com carteira assinada para as empresas na qual fizeram o aprendizado.

Desde 2005 no Brasil, ele vem gerando oportunidade de empregos para diversos jovens que desejam qualidade de ensino no seu primeiro emprego. Sendo assim, ao investir nestes jovens é uma forma de acreditar nas suas qualidades e forma de incentivar o ingresso no mercado de trabalho.

Cursos disponíveis Jovem Aprendiz SENAI 2022

Na realidade neste programa é conferido cursos para os alunos conforme a área desejada. Deste modo, os cursos estão disponíveis em todo o Brasil nas unidades SENAI. Conheça algumas áreas e cursos:

  • Alimentos;
  • Automotiva;
  • Construção Civil;
  • Eletroeletrônica;
  • Gestão;
  • Logística;
  • Metalmecânica;
  • Química.
  • Têxtil;
  • Vestuário;

Dentro das áreas são oferecidos os cursos, que variam conforme a unidade. Eles podem ser:

  • Assistente Administrativo;
  • Auxiliar de Linha de Produção;
  • Caldeireiro;
  • Celulose e Papel;
  • Costureira Industrial;
  • Couro e Calçados;
  • Gráfica e Editorial;
  • Mecânico de Refrigeração;
  • Minerais não Metálicos;
  • Pedreiro de Alvenaria;
  • Polímeros;
  • Técnico em Mecânica;
  • Técnico em Refrigeração e Climatização Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais;
  • Tecnologia da Informação;
  • Entre outros;

Como participar do Jovem Aprendiz SENAI 2022

A condição de aprendiz é feita somente quando ocorre a contratação do jovem pela empresa, portanto, é necessário ter matrícula em curso de aprendizagem do SENAI.

Para fazer a inscrição é necessário:

  • A idade máxima não se aplica a pessoas com deficiência.
  • É necessário ter matrícula no Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
  • Caso a localidade do candidato não apresente a oferta do Ensino Médio, o Ensino Fundamental é exigido.
  • É preciso ter entre 14 e 24 anos.
  • Para a jornada, o candidato deve ter disponibilidade de cumprir o período de seis horas e o contrato tem prazo máximo de dois anos.

Processo Seletivo do Jovem Aprendiz SENAI 2022

O processo de contratação é determinado pela empresa que deseja participar do Jovem Aprendiz SENAI 2022. Para isto é preciso identificar o curso conforme área de atendimento da empresa, conferindo os cursos disponíveis do SENAI.

Depois, para que ocorra a contratação do aprendiz, a empresa precisa protocolar um Requerimento na escola SENAI que oferta o curso.

Com a documentação é possível dar início ao processo, assim o candidato tem a chance. Depois com a contratação o candidato deve começar o serviço.

Em todo caso a empresa deve entrar em contato com o aluno para informar e ser encaminhado pela empresa que o contratou como “Aprendiz”.

Benefícios do Jovem Aprendiz SENAI 2022

O contrato nesta categoria faz com que o candidato seja um colaborador, portanto, ele tem direito aos benefícios, conforme Lei do Aprendiz.

Os benefícios oferecidos aos candidatos são:

  • 13º salário;
  • Carteira assinada;
  • Cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional.
  • Férias remuneradas no mesmo período das férias escolares;
  • FGTS;
  • Salário compatível com o mercado;
  • Vale-refeição;
  • Vale-transporte;

Além disso, o usuário tem a chance de atuar com outros profissionais de alto nível. Isto permite agregar conhecimento e garantir uma melhor experiência no mercado de trabalho.

Inscrição para Jovem Aprendiz SENAI 2022

Para efetuar a inscrição o candidato pode seguir as orientações abaixo. Veja a seguir como deve ser feito o cadastro para participar:

  • A empresa precisa entra no site oficial (do seu estado) e verificar qual o curso que identifica com segmento da empresa e que deverá ser oferecido ao jovem.
  • Na sequência a empresa precisa protocolar o requerimento na escola do SENAI que seja do seu interesse.
  • Os estudantes de cursos de Aprendizagem Profissional de Formação Inicial podem ser encaminhados para matrícula no SENAI.
  • Para os cursos de Aprendizagem Profissional de Nível Técnico, estes jovens devem ser encaminhados pelas empresas nos cursos de Jovem Aprendiz SENAI 2022.
  • Depois é preciso esperar o contato do SENAI para conclusão da inscrição.

Caso tenha alguma dúvida deve entrar aqui e procurar pelo Manual da Aprendizagem.

Além disso, o aluno também pode entrar em contato com o seu supervisor da empresa e solicitar a entrada em um dos cursos de aprendizagem do SENAI.